Fazer Marketing Digital para a área médica pode ser uma tarefa bem complicada. Um trabalho bem feito acaba exigindo muita energia e tempo. É muito importante realizar análises do retorno sobre o investimento periodicamente para verificar se o valor que está investindo está valendo a pena, sempre de acordo com seu objetivo.
Selecionamos 3 dicas para médicos que estão investindo na divulgação digital, confira!
1- Google Yourself – Procure-se no Google!
O primeiro passo para ingressar no universo digital é pesquisar sua reputação online.
Todos os médicos sabem que uma das formas mais comuns de divulgação, especialmente para a área médica, é o famoso “boca a boca”. Porém, cada vez mais, os possíveis pacientes fazem buscas online antes de escolher com quem vão se consultar. O pensamento “se não está online, não é de boa qualidade” é cada vez mais uma realidade.
Por isso, é muito importante checar o que estão falando sobre você online. Cheque também quais informações estão disponíveis em sites de informações médicas em geral, muitos deles ainda têm cadastrado o endereço de um consultório antigo seu, ou de um telefone que já não existe, isso pode confundir pessoas interessadas que estão buscando pelos seus serviços.
2- Esteja presente nas redes sociais
Muitos profissionais da saúde ainda subestimam o poder das mídias sociais. Deve-se sempre lembrar que os pacientes vão sim usar a internet para pesquisar sobre o seu trabalho. Caso não te encontrem, talvez desconsiderem a possibilidade de agendar uma consulta.
Compartilhar artigos com novidades sobre a área, dar dicas relacionadas ao tema, fazer vídeos explicativos, tudo isso aproxima seu público e aumenta as chances de agendarem uma consulta com você.
Apesar das diversas vantagens, deve-se ter cuidado com a comunicação online. O Conselho Federal de Medicina regulamenta a divulgação para profissionais da saúde. Os assuntos abordados devem ser feitos sempre de forma superficial, e dúvidas devem ser sempre respondidas no consultório, durante uma consulta.
3- Fique de olho nas avaliações
Tenha certeza que suas avaliações online estejam sendo, em sua maioria, positivas. Cada vez mais os pacientes fazem questão de deixar uma avaliação sobre o atendimento que receberam, seja pelo Google Business, Facebook ou até mesmo em fóruns.
Mesmo que seu consultório ou clínica apareça nas primeiras posições da busca orgânica no Google, se não houver avaliações recentes e positivas, pacientes podem acabar optando por outro local que tenha essas avaliações. Um serviço que apresente boas reputação online pode parecer mais confiável do que um serviço sem avaliações.
É sempre válido incentivar seus pacientes a deixarem comentários online, as avaliações são bem-vindas em qualquer plataforma.