Você, que trabalha no ambiente de clínicas, hospitais e consultórios, muito provavelmente já deve ter ouvido falar na importância do branding e da comunicação na área da saúde, mesmo que não seja um profissional da área de marketing. O médico e o consultório que prezam pela boa reputação podem se beneficiar dessas ferramentas.
Ter uma boa comunicação é um atributo para o bom relacionamento. Já o branding é o planejamento de ações estratégicas para lançar (reconstruir ou modificar) a sua marca e, consequentemente, para se tornar referência, atrair e fidelizar os seus pacientes.
Contudo, se você não tem domínio desse assunto, não há problemas! Com este post você vai entender a importância do branding e da comunicação na área da saúde. Confira!
O branding e a comunicação
Como já mencionamos, o branding é o planejamento das estratégias de marketing para posicionar uma marca no mercado.
Na área da saúde, o branding trabalha com a consolidação da imagem do médico (ou consultório, clínica), transformando o seu nome em referência. Além disso, cada vez mais, os pacientes se motivam a fim de manter e construir um bom relacionamento.
Mas esse planejamento não acontece de um dia para o outro, exige trabalho, conhecimento, experiência e muita criatividade para transformar as ações de branding em resultados.
A comunicação na área da saúde
Você sabe que ter uma boa comunicação é uma estratégia de relacionamento, tanto com seus pacientes quanto com fornecedores e funcionários, pois a comunicação com o público não pode ser realizada de qualquer forma. Na área da saúde não é diferente — ela é essencial para manter um bom relacionamento.
Imagine a cena: um médico, que é um excelente profissional, atende os seus pacientes com frieza, sem um sorriso e é áspero com as palavras. A probabilidade de o paciente retornar ao consultório é muito baixa. Essa observação vale tanto para a presença física quanto para o ambiente digital.
Isso significa que, na área da saúde, manter uma comunicação assertiva e transparente, clara e honesta com os seus pacientes, sendo gentil, respeitoso e estabelecendo um relacionamento próximo, é uma estratégia que pode influenciar diretamente na fidelização dos pacientes.
A imagem pessoal e o reconhecimento profissional
O branding não vai buscar a venda direta dos seus produtos e serviços. Ele trabalha com retorno a longo prazo, por meio do relacionamento com os seus pacientes, agregando valor e criando um elo emocional, tanto de forma física quanto no ambiente on-line e off-line.
Dessa maneira, pela análise da missão, visão e valores, o branding pode ajudar na construção da imagem pessoal do médico e o seu reconhecimento, consolidando a marca perante os pacientes.
Assim, com o trabalho da imagem pessoal e o seu reconhecimento, as ações de branding trarão um bom posicionamento, promovendo a sua clínica e também agregando qualidade de vida aos seus pacientes.
Agora que você aprendeu sobre a importância do branding e da comunicação na área da saúde, que tal saber mais sobre como o marketing pode melhorar os resultados da sua clínica?