A-Ética-no-Marketing-Digital
EMD Desenvolvimento

EMD Desenvolvimento

A Ética no Marketing Digital

A informação é fundamental para qualquer atividade profissional e a medicina não é diferente. No entanto, recentemente, a sociedade brasileira viveu um exemplo de tudo aquilo que não se deve fazer em marketing digital, com um desfecho trágico. Em um momento de polarização extrema, foram poucos os moderados, e vimos muitos criticando o marketing e não a forma. Muito precisa ser dito.

A internet, quando encarada como meio de comunicação, é a forma mais ágil de disseminação da informação. Pode ser também a mais eficiente. As publicações médicas impressas caminham para a extinção com muitos periódicos migrando exclusivamente para o mundo digital. Todas as grandes universidades médicas e hospitais têm suas páginas na internet, algumas delas atuando não somente como repositório de informações acerca dos serviços realizados, como também funcionando como canal de comunicação com pacientes e usuários.

O marketing médico não é diferente. Flamínio Fávero, portador do CRM 001 do CREMESP, dedicado ao estudo da ética, disse na obra Noções de Deontolgia Médica e Medicina Profissional: “O médico tem, naturalmente, direito de anunciar, mas deve ser sóbrio, comedido, recatado…” O conceito mantém-se atual.

O Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina, define o que e como fazer e o que e como não fazer. Percebam que estão vedados: expor a figura do paciente ou garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento.

Voltamos aqui para o caso trágico ocorrido nos últimos dias. Uma breve busca na internet revelaria a fragilidade das competências do “pseudo-médico”. Você pode construir autoridade na rede, mas essa autoridade precisa estar amparada nas competências do mundo real. É isso que estimulamos que deva ser feito. Você já procurou pelo seu nome no Google? Imagine agora que alguém que precisa de seus serviços está procurando por você. Ele consegue encontrá-lo?

Faça uma reflexão. Utilize as ferramentas corretas e, principalmente, da forma correta. Você vem trabalhando há anos para construir tantas competências. Queremos que mais pessoas saibam disso. Trabalhe duro e siga as regras. Mantenha-se atualizado. Não somente na sua especialidade, mas também pro mundo. E o mundo hoje é digital.

Compartilhe este artigo

 


Postagens Recentes

× Podemos ajudar?