como-funciona-o-marketing-online-e-offline-para-o-setor-da-saude-1
EMD Desenvolvimento

EMD Desenvolvimento

Como funciona o Marketing online e offline para o setor da saúde?

Fazer marketing para o setor de saúde não é uma tarefa simples, seja ele online ou offline, pois essa é uma área que lida com fatores bastante sensíveis das pessoas.

Não se trata de vender produtos ou um simples serviço. A área cuida de pacientes com as mais variadas necessidades e que, mais do que tudo, estão em busca de um relacionamento humanizado com aqueles a quem confiam seu bem mais precioso: sua saúde!

Mas como conseguir unir o marketing online e offline para promover um negócio nesse setor tão delicado, sem ultrapassar os princípios da ética profissional e sem ferir as regras do Conselho Federal de Medicina?

Bem, falaremos dessas duas vertentes do marketing e como elas podem ser combinadas para conquistar um número significativo de pacientes para o seu consultório. Mas, primeiramente, vamos fazer uma pequena distinção entre marketing online e marketing offline.

O que é marketing online?

Com o avanço tecnológico surgiu a necessidade de novas ações de marketing online que pudessem fazer a divulgação de uma marca de forma eficiente, rápida e, principalmente, personalizada, via internet.

Dessa forma, surgiram muitos canais importantes para auxiliar o marketing, como as citadas abaixo:

  • blogs;
  • redes sociais;
  • Google AdWords com suas campanhas patrocinadas;
  • e-mail marketing;
  • newsletter;
  • vídeos.

Essas e muitas outras estratégias de marketing online podem ser utilizadas para criação e gerenciamento de conteúdos científicos ou notícias voltadas para área de saúde.

Suas campanhas podem ser criadas a partir de um conhecimento muito mais apurado e segmentado do seu público-alvo, podendo assim, ajustá-las em tempo real de acordo com o seu desempenho, pois o marketing online possui várias ferramentas de medição e relatórios que mostram a qualquer momento os resultados gerados por essas campanhas no ambiente virtual.

O que marketing offline?

O marketing offline utiliza estratégias mais tradicionais de divulgação. São os formatos de propagandas com as quais estamos mais acostumados no nosso dia a dia.

Embora muitos considerem um meio de marketing ultrapassado, ele continua sendo um dos braços que apoia grande parte da mídia de uma empresa, por isso não podemos jamais dizer que ele está obsoleto. Pelo contrário, ele pode servir para impulsionar as estratégias de marketing online ou mesmo ser um dos pilares que irá apoiá-lo.

Para exemplificar melhor, daremos os seguintes exemplos de mídias offline:

  • televisão;
  • rádio;
  • revistas;
  • jornais;
  • panfletos;
  • outdoors.

Como as duas modalidades podem trabalhar juntas no setor de saúde?

O trabalho realizado pelo marketing digital é extremamente eficiente para atrair mais visitantes para o seu blog e gerar muitos leads (pacientes em potencial) para o seu consultório.

Mas, pedindo permissão para utilizar um slogan bem conhecido no mundo do marketing, “a união faz a força”— e é justamente isso o que marketing tradicional faz: ele pode trabalhar de mãos dadas com o online para ajudar a impulsionar ainda mais o seu negócio e levar mais pacientes para o seu consultório.

Geralmente, empresas que optam por aliar essas duas estratégias costumam obter um ROI — retorno sobre investimento — bem maior e em um tempo significativamente menor.

Vivemos em uma época em que os mundos online e offline se misturam e estão cada vez mais integrados. Vemos a todo o momento a interatividade entre o marketing tradicional com os vários canais online, aplicativos móveis ou redes sociais, por exemplo.

É praticamente impossível desassociá-los. Quantas vezes vemos uma propaganda offline e corremos para fazer uma pesquisa online sobre o que foi anunciado? Só para você ter uma ideia, 40% das pessoas que pesquisam online, geralmente, foram influenciadas pelo marketing offline, sabia?

Apesar da grandeza do mundo online, ainda vivemos e compartilhamos nossas experiências no mundo offline — entenda que seus pacientes também agem da mesma forma.

O mais importante em utilizar estratégias de marketing online ou offline é que você conseguirá direcionar seus colegas de trabalho e pacientes para um só lugar, entregando a eles cada vez mais conteúdos relevantes sobre a área de saúde.

Você tem pensado em investir em marketing online ou offline para divulgar o seu consultório? Deixe seu comentário aqui no post!

Compartilhe este artigo

 


Postagens Recentes

× Podemos ajudar?