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Como o Marketing Digital gera vantagem competitiva na área de saúde?

É cada vez mais comum o uso do marketing digital na área de saúde. Isso porque as estratégias online trazem diversos benefícios para consultórios e clínicas. Aumentar o número de novos pacientes e melhorar a relação com os já existentes, são alguns desses benefícios.

O que acontece é que, infelizmente, nem todos os profissionais da área entendem os reais benefícios desse tipo de investimento — para eles, o marketing digital pode ser desnecessário.

Você quer entender mais sobre como o marketing digital pode gerar vantagem competitiva para a sua clínica e/ou consultório? Esse artigo é para você!

O que é vantagem competitiva?

Vantagem competitiva é estar a frente de seus concorrentes. Não importa se sua estratégia é focada em qualidade ou em custos. Obter vantagem competitiva em relação a seus concorrentes é que vai proporcionar ao seu consultório ou clínica retornos acima da média.

O ideal, é que você seja a primeira opção na mente dos pacientes. O fortalecimento de sua marca é um dos fatores que tornará sua clínica referência em sua área de atuação.

Como o marketing digital pode gerar vantagem competitiva para a área da saúde?

O marketing digital permite uma série de ações estratégicas que podem aumentar a vantagem competitiva de um consultório ou clínica. Quando pensamos no investimento nesse tipo de estratégia, precisamos considerar os seguintes pontos:

1. Melhora do relacionamento e aumento do número de indicações

Um dos primeiros pontos é a melhora do relacionamento com os pacientes e aumento de indicações do consultório.

Quando pensamos nos novos hábitos de consumo, precisamos nos lembrar que a fidelização de pacientes é um imenso desafio, principalmente pela quantidade de clínicas e consultórios que oferecem as mesmas soluções.

Por isso, é fundamental aproveitar o marketing digital para melhorar o relacionamento com os pacientes. Uma das ações mais práticas é a utilização de um CRM (customer relationship management ou, em português, software de gestão de clientes) para acompanhar as rotinas de consulta, tratamentos e pós-consulta.

Com essa ferramenta, é possível criar um bom relacionamento por meio de e-mails personalizados para as necessidades de cada paciente, dando assistência mesmo após o atendimento.

Essas ações de cuidado e zelo com os pacientes ajudarão a aumentar o número de indicações. Com as mudanças de mercado, hoje, ao buscar a contratação de um serviço, a grande maioria das pessoas opta por solicitar indicações a amigos e familiares. No caso de consultas médicas não é diferente.

Quanto melhor for sua relação com os atuais pacientes, maior será a chance de que eles indiquem seus serviços para alguém.

2. Aumento da autoridade do consultório/clínica

Com o investimento em marketing digital, é possível alcançar o aumento da autoridade de mercado do seu consultório e/ou clínica médica.

Isso porque, felizmente, uma estratégia bem estruturada e que atinge diretamente o seu público de interesse da forma correta, pode aumentar a credibilidade da sua clínica.

O marketing digital permite, dentro de suas diversas ações, a criação de conteúdos relevantes, capazes de educar o mercado e levar conforto e saúde para todos os pacientes.

Sendo um consultório que se preocupa com o bem-estar e que quer esclarecer todas as dúvidas e dificuldades que podem surgir dentro do seu campo de atuação, você acaba se tornando referência no mercado.

3. Aumento do conhecimento de mercado

As estratégias digitais permitem um acompanhamento próximo do que está acontecendo no mercado, como a análise da concorrência, hábitos de consumo e pesquisa dos possíveis pacientes, preferências, etc.

O uso das redes sociais permite falar diretamente com o seu público. Essa conversa direta, fluida, será capaz de trazer informações muito relevantes para a otimização do serviço prestado, como o que os seus pacientes realmente esperam da sua clínica, quais são suas reclamações e sugestões, etc.

Tudo isso, se bem utilizado e bem trabalhado, pode transformar a sua clínica em um sucesso, aumentando sua vantagem competitiva e levando ainda mais resultados para os negócios!

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