O sucesso na prática médica depende de uma série de fatores. O nível de especialização do profissional, a localização do consultório e a qualidade do atendimento, entre outros, são alguns dos requisitos que fazem diferença na hora em que o paciente busca um médico para se consultar.
Ter uma marca forte e reconhecida no mercado, entretanto, é essencial. E, por isso, é fundamental saber usar o branding para tornar o seu consultório uma referência para os usuários.
O branding vai muito além do marketing. E a construção da sua marca vai muito além do logotipo. Ela acontece por meio de uma série de ações, que vão contribuir para a formação da imagem que o paciente tem do seu consultório.
Desde o primeiro momento em que o usuário tem contato com a sua marca, seja por indicação, seja pela lista de profissionais do convênio, ele está formulando uma opinião sobre o seu consultório. E é essa opinião que ele vai compartilhar com amigos e familiares, e também definir se voltará ou não para uma próxima consulta.
Mas como usar o branding na prática? Como fazer com que o paciente construa uma boa imagem do seu consultório? Confira algumas sugestões:
Desenvolva uma identidade gráfica única
Para desenvolver um bom trabalho de branding, é importante reforçar a sua marca sempre que possível. Uma boa maneira de fazer isso é pela criação de uma identidade gráfica para o seu consultório.
Isso significa apostar em logotipo e esquema de cores para serem usados em todos os materiais da clínica: placas de identificação, cartões de visita, talões de receituário; até posts nas redes sociais devem ser alinhados com essa identidade.
Preste atenção a todos os detalhes do atendimento ao paciente
É importante pensar no público-alvo do seu consultório e em todos os detalhes do atendimento ao seu paciente. Por exemplo, se a sua clínica presta serviços para um público de alto poder aquisitivo, você tem que pensar em itens como segurança, amenidades e até em salas de espera privativas.
Alguns detalhes, no entanto, são importantes para todos os públicos: facilidade na marcação das consultas, cordialidade no atendimento e ambiente agradável são sempre benéficos para o branding do seu consultório.
Crie ações exclusivas de relacionamento
Vá além do básico para fortalecer a marca do seu consultório. Pense em diferenciais que poderão fidelizar os seus pacientes, como eventos especiais para promover os bons hábitos e a prevenção de doenças.
Reserve um dia na sua agenda para se relacionar com os seus clientes e reforçar a sua marca!
Trabalhe a construção da sua autoridade
Outra medida que você pode adotar para reforçar a sua marca é trabalhar na construção da sua autoridade na área médica em que atua. Compartilhe artigos, pesquisas e outros conteúdos interessantes para mostrar que você entende do assunto, sempre levando em consideração as boas práticas do Conselho Federal de Medicina.
Manter um site atualizado com as suas qualificações é uma excelente maneira de atrair novos pacientes e reforçar a marca do seu consultório.
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