Você já deve ter visto aquele símbolo “AD”, ou a palavra “Anúncio”, ao lado dos primeiros resultados de uma busca no Google. Se ainda não reparou, faça um exercício e busque pela sua especialidade. Digite, por exemplo “cirurgia plástica” ou “dermatologia”. Veja quem são os profissionais que estão com campanhas ativas para estarem entre os primeiros lugares, com seus anúncios acompanhados pelo símbolo “AD” ou “Anúncio”. São links patrocinados. Os anunciantes pagam pelo clique. As agências e analistas de marketing digital são os responsáveis pela elaboração dessas campanhas. Cadastram palavras-chave relacionadas a sua especialidade, criam os anúncios, delimitam geograficamente a região onde devem aparecer e muito mais.
O Google (na realidade Alphabet) é uma das empresas mais valiosas do mundo e está nos links patrocinados sua principal receita. No entanto, o Google não se importa apenas com o faturamento que os cliques nesses anúncios geram. Ele quer entregar valor ao seu usuário. A missão do Google é organizar as informações e torna-las acessíveis e úteis. Sendo assim, cada vez mais “inteligente” é o algoritmo de busca do Google.
Está em teste, em versão Beta, uma funcionalidade para que anúncios dinâmicos na rede de pesquisa apareçam de acordo com o perfil do usuário que realiza a busca. Nossa agência foi uma das selecionadas para testar esses anúncios. Funciona da seguinte forma: você elabora anúncios com termos relacionados a títulos e frases bastante comuns em seu site, o Google ADs se baseia nesse conteúdo para elaborar um anúncio claro e relevante na sua campanha. Bom para o Google, mas bom também para o anunciante.
Que tal? Vamos testar?