Não basta ser bom no que faz, é preciso que todos saibam disso. Essa frase ilustra bem a tarefa do marketing digital. Os profissionais da saúde estão cada vez mais atentos à importância do marketing médico para conquistar mais pacientes. No entanto, muitos travam na hora da execução.
Antes de prosseguirmos com o artigo, é válido lembrar que o Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina deve ser consultado antes de qualquer divulgação em massa. O simples esquecimento da inclusão do número de inscrição no CRM em seu anúncio pode gerar uma enorme dor de cabeça.
Quer descobrir como utilizar os recursos digitais para a sua estratégia de marketing médico? Continue lendo e confira!
Explore todo o potencial do seu site
O website é mais que um cartão de visita do seu consultório, ele pode ser utilizado para atrair visitantes, causar engajamento e aumentar a taxa de conversão.
Otimize o site para aparecer nos resultados orgânicos do Google
Para estar entre os primeiros colocados no mecanismo de busca você tem dois caminhos: investir em anúncios patrocinados ou otimizar o site para o Google entender que ele é relevante e colocá-lo nas primeiras posições.
Existem diversos fatores para o seu site merecer um lugar de destaque, um dos mais importantes é o uso de palavras-chave. Se você tem um consultório de pediatria no Rio de Janeiro, por exemplo, deverá utilizar o termo “consultório de pediatria no RJ” e seus derivados ao longo dos conteúdos publicados no seu site/blog.
Invista na produção de conteúdos
Além dos conteúdos ajudarem o seu site a ficar bem posicionado na busca orgânica do Google, eles são capazes de causar engajamento com o público-alvo.
Imagine aquela pessoa que deseja se informar sobre a área da saúde e encontra um artigo seu na web. Após ler o conteúdo informativo, ela pula para outro, depois mais outro, e assim sucessivamente. Por meio desses materiais de qualidade, você ganha autoridade em sua área para os usuários e cria proximidade.
Crie páginas de conversão
As landing pages são páginas que têm a finalidade de converter os visitantes em leads ou vender um serviço/produto. Normalmente, a conversão é feita por meio da distribuição de materiais gratuitos, como e-books.
O usuário cai em sua landing page, lê a descrição do material e fornece o e-mail para fazer o download. A partir de então, com o contato em mãos, você consegue trabalhar a sua estratégia de e-mail marketing e conquistar mais pacientes.
Use o e-mail ao seu favor
Muitas pessoas ainda têm em mente que o e-mail serve apenas para o atendimento. Isso não é verdade, pois é possível utilizá-lo para o marketing médico também.
Veja a seguir algumas práticas que podem ser adotadas.
Automatize o envio de e-mails
Você não precisará selecionar os pacientes e possíveis interessados manualmente para começar a sua estratégia de e-mail marketing. Existem ferramentas que automatizam todo esse processo.
Além de disparar os e-mails, é possível escolher para quem mandar, de acordo com o perfil. Logo, aquele que tem interesse em se consultar receberá uma mensagem diferente do seu paciente fiel.
Crie proximidade
Mesmo que você utilize uma ferramenta de disparo automático, ainda é possível ser pessoal nas mensagens por e-mail. Basta acrescentar o nome nos contatos para que o texto saia personalizado. Isso faz com que o paciente se sinta valorizado.
Capriche no assunto do e-mail
O assunto é o primeiro elemento que os pacientes veem. Se a chamada não for persuasiva o bastante, toda a sua estratégia vai por água abaixo, pois eles nem chegarão a abrir o e-mail.
Gaste um tempo elaborando o seu título. Depois que você analisar os resultados, verá que valeu a pena.
O marketing médico é fundamental para o crescimento do seu consultório ou clínica. Além dessas mídias, você também pode explorar outras opções, como as redes sociais. Por meio delas, você pode publicar algumas dicas diariamente e, consequentemente, não cair no esquecimento.
Quer saber mais sobre o marketing médico? Siga-nos no Facebook e fique por dentro das novidades!