A trajetória para se tornar médico é árdua e exige muita dedicação. Mas, depois de superar esse desafio, você ainda deve garantir que seu consultório, hospital ou clínica atraia pacientes. Uma forma de fazer isso é buscar a divulgação de seus serviços através das mídias sociais.
Claro, simplesmente ter uma página não é tudo que você precisa: saber como firmar o seu nome no mundo virtual é um pouco mais difícil do que aparenta. Você pode conseguir ajuda no processo, mas ainda vai precisar tomar algumas atitudes.
Para te ajudar com essa tarefa, trouxemos aqui algumas boas práticas que você pode exercer nas suas mídias sociais para captar mais pacientes. Confira:
1. Publique com responsabilidade
Muitos veem a internet como uma terra sem lei, onde todos podem falar o que quiserem sem consequências, mas isso não é verdade.
Cada palavra e imagem registradas nas redes sociais estarão visíveis por anos, podendo ser usadas contra você. Um comentário mal interpretado ou mal planejado pode prejudicar pesadamente sua reputação.
Antes de compartilhar um artigo, publicar um texto ou expressar uma opinião, se faça duas perguntas: “este conteúdo é relevante para o meu público?” e “eu tenho certeza de que esta publicação será boa?”. Se você, mesmo sem querer, descontar alguma frustração na sua página profissional, certamente terá problemas.
2. Lembre-se: seus leitores nem sempre são médicos
Um erro que muitos profissionais cometem ao publicar em suas mídias sociais é achar que todos têm a mesma formação que eles. O que é um erro quando se trata de aproximar-se do público.
Muitos dos seus leitores serão pacientes recorrentes ou pessoas procurando uma clínica para fazer consultas e tratamentos. Portanto, não tente passar uma linguagem acadêmica para eles. Explique o tema de forma simples, tenha citações, caso queiram se aprofundar, e sempre coloque fontes. Isso melhora muito sua relação com o público.
3. Dê informações sobre seu hospital/clínica
Você atende pessoas de todas as idades? Trabalha com várias áreas de especialização? Possui estrutura para esse ou aquele tratamento? Marca atendimentos 24 horas por dia? Essas são coisas que seus pacientes realmente precisam saber!
E já que você possui um perfil em mídias sociais, por que não colocar tudo lá? Crie uma postagem fixa e descrições que tenham essas informações, ou links que levem o leitor até elas. Esse pequeno esforço pode ajudar a diminuir filas e evita pacientes que você não poderia atender de qualquer forma.
4. Fale sobre o que domina
Um erro de principiante quando se escreve sobre qualquer conteúdo é achar que está capacitado para qualquer tema apenas com uma pesquisa rápida. Mas, como bom médico, você já sabe o quanto isso é errado.
Claro, você pode ter um conjunto de fontes confiáveis sobre outras especialidades além da sua, ou mesmo uma equipe com várias áreas de conhecimento para indicar bons conteúdos. Isso ajudará a enriquecer sua página e informará melhor a sua audiência, o que transmite bem mais credibilidade e dá à sua clínica uma vantagem competitiva.
Agora você entende mais sobre como melhorar o desempenho do seu hospital ou clínica nas mídias sociais. Quer acompanhar nossas novidades e dicas em primeira mão? Então assine nossa newsletter agora mesmo e receba nossos melhores conteúdos!