As mídias sociais são uma forma poderosa para Networking, educação, desenvolvimento profissional e divulgação de informações em medicina e saúde. Veja abaixo algumas dicas de como usar de forma correta esses canais.
Que Mídia Usar?
Twitter é atualmente a mídia social de escolha para disseminação de informação em medicina acadêmica. Os 140 caracteres são poderosos para compartilhar informações de forma rápida. O uso do @, como por exemplo @EMD_MktMedico, permite que outros sigam você e, genericamente falando, quanto mais seguidores você tem, maior o impacto de seus tweets.
O Facebook é a mídia mais democrática. Quase todos estão por lá. Nele você pode controlar quem são seus amigos, aceitando-os ou não. Apesar de ser atualmente mais usada para conectar amigos e familiares e compartilhar com eles coisas do cotidiano, pode ser uma ótima forma para Networking profissional também. Muitas organizações têm suas próprias contas e compartilham informações, eventos e oportunidades. O recurso Facebook Live é uma ótima ferramenta para compartilhar eventos em tempo real.
O LinkedIn é quase seu curriculum vitae online. Ele deve indicar sua história educacional e profissional, bem como publicações, apresentações e certificações. O networking é a base da plataforma. Menos democrática que o Facebook, estão ativos por lá aqueles que realmente estão focados em seu desenvolvimento profissional.
Princípios Gerais:
Independente da mídia social, você deve considerar alguns princípios gerais para usar as mídias sociais de forma ética e otimizar o impacto de suas ações.
- Siga e seja seguido: Twitter, Facebook e LinkedIn são ótimas mídias para seguir e ser seguido. Comece pelos colegas já conhecidos. Dependendo da mídia não pare por aí. Seguir pessoas e empresas relacionadas no Twitter é uma ótima forma de estar informado.
- Compartilhe o que está fazendo: Eventos médicos, reuniões e atividades acadêmicas são ótimos eventos para serem compartilhados nas mídias sociais. Quando estiver disseminando uma informação ou artigo científico, uma opinião embasada acerca do tema pode ser extremamente útil.
- Seja um líder: use as mídias sociais com frequência. Marque as organizações, eventos ou pessoas relacionadas em seus posts. Fotos podem ser usadas, especialmente aquelas com boa qualidade e com colegas.