O marketing digital cresce a cada dia. No entanto, grande parte dos médicos, profissionais de saúde e clínicas, ainda olham com alguma resistência na adoção de ações digitais para divulgação de seus serviços. Se você é uma dessas pessoas, entenda porque você está errado.
Em primeiro lugar olhe para os principais players nacionais e internacionais. Todos têm uma presença digital bem estabelecida. Seja a Cleveland Clinic ou a Mayo Clinic nos Estados Unidos, seja um hospital brasileiro, todos estão presentes no mundo digital. Faça uma rápida visita aos sites dessas instituições e veja como eles funcionam como cartões de visita e depositório de informações de forma bastante moderna e adequada. Visite, por exemplo, o site do Hospital Copa Star no Rio de Janeiro. Simples e moderno.
Mas você deve estar pensando: não sou um hospital. Então faça o seguinte exercício: escolha alguns nomes de referência em sua especialidade ou área de atuação. Digite seus nomes no Google e surpreenda-se com o resultado. Todos estão na internet. Alguns com um site, outros com páginas profissionais nas mídias sociais.
Na sua busca você percebeu que os primeiros resultados no Google vêm acompanhados de um “Ad” ao lado do endereço do site? São sites patrocinados. Estão pagando para estarem ali. E você pode fazer o mesmo. É muito mais barato que qualquer ação de marketing off-line.
Em segundo lugar entenda as vantagens do marketing digital sobre o não digital ou off-line. A primeira delas é o público. Quando você faz uma campanha no rádio ou coloca um outdoor, você está atingindo públicos diversos. Seus serviços são, por exemplo, na área de urologia mas naquela rua onde está seu outdoor passam homens e mulheres. Em sua maioria não estão precisando do serviço que você oferecendo. De forma diferente, no marketing digital você pode aparecer apenas para quem está procurando pelos serviços que você presta.
A segunda vantagem está relacionada aos resultados. Mais especificamente a mensuração dos resultados. Com ferramentas analíticas instaladas sabemos exatamente quantos acessos seu site recebeu, quais as áreas mais acessadas e em que horários os acessos mais acontecem. Ao disparar um e-mail marketing, seja com uma newsletter para outros profissionais, seja com dicas para potenciais clientes, conseguimos medir com precisão quantas pessoas estão abrindo e lendo esse conteúdo. Modernas ferramentas de gerenciamento permitem automatização de disparo e análise detalhada de tudo que acontece.
Não deixa para amanhã. Procure entender um pouco mais das inúmeras possibilidades que o mundo digital oferece.