O Facebook Live se trata de uma função que permite que o usuário faça uma transmissão ao vivo para seus seguidores (no caso de uma página) ou amigos (no caso de um perfil). A ferramenta vem sendo cada vez mais utilizada por empresas e profissionais da saúde.
A função é muito prática e traz bons resultados. Tudo que você precisa é um smartphone ou uma webcam acoplada ao seu PC. Para os profissionais da saúde a ferramenta é particularmente favorável, muitos médicos e clínicas têm promovido “eventos ao vivo”, que geralmente são previamente agendados, e tratam de um determinado assunto vinculado às suas áreas de atuação.
Passo a passo para fazer uma transmissão no Facebook Live
- Entrar na página ou perfil em que deseja fazer a transmissão – Se você for administrador de mais de uma página ou perfil, tenha certeza de que está no lugar certo! Você pode fazer a transmissão pelo computador ou diretamente pelo seu smartphone.
- Iniciar a live – Acessar a parte de compartilhamento de status e selecione a opção “Ao vivo”, como mostra a imagem abaixo.
- Definir Ajustes – Logo você visualizará a tela do Facebook Live, lá você poderá definir a descrição que irá publicar com a sua transmissão. Depois de definida a descrição, clique em “Iniciar Transmissão ao vivo” para começar a transmissão.
Engajamento do Público
De acordo com dados do próprio Facebook, vídeos ao vivo performam, ou seja, tem maior alcance e interação do público, do que conteúdos estagnados.
- 90% dos conteúdos compartilhados no Facebook são vídeos;
- Usuários assistem vídeos ao vivo por 3 vezes mais tempo do que vídeos previamente gravados;
- Usuários comentam em vídeos ao vivo 10 vezes mais do que em vídeos previamente gravados.
Uma grande vantagem do Facebook Live é que os usuários que estão assistindo seu vídeo podem enviar perguntas durante a transmissão, então o palestrante pode responder diretamente. O conteúdo fica muito mais personalizado e o usuário é estimulado a interagir mais.
Algumas Dicas para Transmissões ao vivo
- Planeje sua apresentação – planeje o tema que vai falar, pesquise a respeito e defina os principais tópicos a serem abordados;
- Foque no beneficio que o tema tem para os telespectadores. Vídeos ao vivo são ótimos para construção de autoridade, para lembrar a sua audiência que você ou sua clínica são uma fonte de informações úteis;
- Tente ser uma fonte de conteúdo leve e sem propagandas no espaço social da sua audiência;
- Escolha um local sem ruídos e com boa luminosidade para fazer sua transmissão;
- O ideal é que tenha um tripé simples para smartphones, dessa forma a imagem fica estabilizada.