Você sabe como o Marketing Digital pode revolucionar a sua clínica
EMD Desenvolvimento

EMD Desenvolvimento

Você sabe como o Marketing Digital pode revolucionar a sua clínica?

Estamos na era digital, onde as informações se disseminam rapidamente, e cada vez mais as pessoas consomem conteúdos e procuram soluções via internet. Por isso, a informação é o que há de mais valioso no mercado, e é determinante para transformar qualquer empresa. 

Se você possui um consultório ou uma clínica, já deve imaginar como é importante a parte de prospectar novos pacientes, sem clientes é impossível manter qualquer negócio de pé.

E até mesmo no segmento médico, é imprescindível se apropriar e usar técnicas de marketing e publicidade para que haja informações relevantes, como também o crescimento das clínicas e consultórios.

Há um regulamento pelo Conselho Federal de Medicina que foi feito para proteger o paciente de charlatanismo e propagandas enganosas, e a partir disso, foi desenvolvido o Marketing Médico ético que regula esse tipo de publicidade, mas que não proíbe o marketing correto e coerente com a medicina.

A verdade é que, tudo feito corretamente, com ética e estratégias significativas, a sua clínica pode ter um alcance incrível e uma boa visibilidade para aumentar o número de pacientes de forma orgânica e eficaz.

Em que consiste o crescimento de um consultório?

Com essa evolução do meio virtual, é impossível fazer qualquer empresa crescer sem que ela tenha uma presença digital. Portanto, assim como toda empresa, a sua clínica deve aderir às estratégias digitais apropriadas para que haja bom engajamento e sempre tenha pacientes a serem atendidos.

Essas estratégias são um conjunto de técnicas que fazem parte do Marketing Digital, e as principais são:

Funil de vendas

O Funil de Vendas é a estratégia que proporciona conteúdos relevantes e que atendem a necessidade de um grupo de pessoas de determinado nicho e em uma determinada situação, tudo isso baseado na buyer persona, que é uma pessoa representante desse grupo de pessoas como alvo a ser atingido.

E toda persona passa pelo funil de vendas, podendo chegar ou não até a última etapa. Mas o importante a entender é como deve ser os conteúdos em cada uma dessas etapas:

Topo

A etapa de Topo de Funil é a descoberta do paciente, ou seja, ele está procurando qual o problema que possui a fim de resolvê-lo.

Portanto, nessa etapa, é preciso concentrar conteúdos relevantes e informativos, com uma linguagem bastante leve e de fácil compreensão para que as dúvidas que a persona procura sejam sanadas.

Meio

O Meio de Funil é a etapa da consideração, ou seja, a persona já entendeu que possui um problema e agora quer saber qual a melhor solução para ela.

Para exemplificar para o Marketing na Saúde, nesta etapa o possível paciente já sabe qual é o seu problema, e agora está em busca do melhor tratamento.

Os posts indicados para essa etapa são conteúdos mais ricos e densos, continuando com o exemplo, com diversos tipos de tratamentos e soluções para o seu problema. Assim também como e-books, white papers e infográficos. 

Fundo

Esta é a última etapa do caminho da persona, aqui ela já sabe o problema e a melhor solução, agora está em busca de qual tipo e qual o melhor profissional que deve procurar para realizar o tratamento e solucionar o seu problema.

Aqui entra as estratégias mais chamativas do Marketing Digital, e geralmente é utilizado Landing Pages, são páginas no blog convidando a persona para conhecer o profissional, o seu consultório ou clínica. E pode ser utilizado diversos tipos de estratégias como por exemplo, consultas grátis e combos especiais nos tratamentos.

Estratégias de conteúdos

Para que esses conteúdos do Funil de Vendas sejam realmente eficazes nas estratégias de marketing, é preciso utilizar ferramentas e técnicas necessárias para que haja um resultado esperado.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) que também é conhecido como otimização de sites, é a técnica utilizada nos conteúdos a fim de aumentar a sua visibilidade no Google, para quando uma pessoa pesquisar, o site ou o blog estar na primeira página de busca.

Essa técnica é feita com palavras-chave e estrutura dos textos com títulos, subtítulos, link building,  etc…Tudo isso depois de uma análise e estudo da persona e o que ela procura.

Mídias sociais

  • Blogs e sites

Os sites e blogs além é onde concentra a maioria das estratégias de conteúdos, e é utilizado para ser o cartão de visita da clínica ou consultório, como também aumentar o conhecimento das pessoas com informações ricas e relevantes.

Deve ser alimentado com conteúdos frequentemente, e  estar sempre atualizado, pois geralmente o Google não coloca nas primeiras páginas conteúdos desatualizados.

  • Redes sociais

As redes sociais são imprescindíveis nas estratégias do Marketing Médico, o WhatsApp por exemplo, já possui a versão comercial com mensagens automáticas e informações rápidas como horário de atendimento.

Assim também, como Facebook conta com a opção de páginas profissionais, que também possui mecanismos automáticos assim que alguém acessa a página.

Além de outras redes sociais também como Instagram, Linkedin e Twitter.

Marketing Digital é uma estratégia a longo prazo

A conversão de novos pacientes e o resultado esperado depois de aplicar as técnicas de Marketing, não são vistos rapidamente, existe o tempo de espera da persona.

Ou seja, muitas vezes ela foi até o fundo de funil. mas não comprou ou não foi visitar a clínica porque não viu tanta urgência, ou por uma dificuldade financeira, ou por outros motivos, porém, ela pode vir a utilizar o serviço médico em outro momento.

Por outro lado, existem aquelas que estão desesperadas por uma solução e acabam indo até o fim e se tornando um paciente regular.

O fato é que sem a presença digital, não existe outra possibilidade mais eficaz de prospectar novos pacientes, porque hoje em dia as pessoas vivem no mundo virtual e sempre buscam informações por esse meio.

Portanto, as estratégias devem ser feitas de forma consistente e com qualidade e técnicas necessárias para que haja um maior alcance da clínica, e consequentemente, mais pacientes.

Conclusão

As estratégias do Marketing Digital são determinantes na prospecção de novos pacientes em clínicas e consultórios, pois raramente um negócio médico se torna conhecido sem a presença digital, e para que seja eficaz, é preciso ser feito de forma estratégica e com a ética da medicina.

Essas são as armadilhas mais comuns para engajar uma clínica no meio digital, é um trabalho árduo que exige bastante esforço, estudo, estratégias, e que deve ser consistente. Realmente fica mais difícil realizar tudo sozinho, o ideal é contratar uma agência especializada em Marketing Médico e que faça tudo com ética.

Gostou do artigo? Quer saber mais como aumentar o número de pacientes em sua clínica? Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe este artigo

 


Postagens Recentes

WhatsApp chat