Você já experimentou fazer uma busca pelo seu nome no Google? E uma busca pela sua especialidade, pelos serviços que presta ou tipos de cirurgias que realiza? Se você ainda não fez isso, faça agora e volte para ler o restante desse texto.
O Google é a principal ferramenta de busca na internet. É lá que seus clientes estão procurando por você ou pelos seus serviços. Aqueles que já receberam uma referência sua, estão procurando aprofundar informações a seu respeito ou simplesmente procurando o telefone ou endereço de seu consultório. Ao procurar pelo nome de um médico ou profissional de saúde você vai encontrar alguns serviços que se assemelham as antigas Páginas Amarelas. Acho que não é nisso que devemos investir nosso tempo e dinheiro.
Como aparecer nos primeiros lugares
Se você fez o exercício de busca que sugerimos acima deve ter observado que logo no topo da página, os primeiros resultados aparecem com um símbolo “AD” bem ao lado do resultado. Isso significa que são links patrocinados relacionados a campanhas que modernamente chamamos de Google Ads.
Nesse tipo de anúncio, um analista de marketing digital cria para você anúncios baseados em palavras-chave relacionadas ao serviço que você realiza. Funciona basicamente como um leilão, onde os primeiros lugares serão ocupados por aqueles que, entre outras coisas, pagam melhor pelo click. Aliás, é dessa forma que você paga ao Google: pelo click em seu anúncio. Você define o orçamento que deseja investir, insere créditos via cartão de crédito ou boleto bancário e pronto, sua campanha está no ar.
A gestão ativa das campanha é de extrema importância, tornando o CPC(custo por click) o menor possível e a campanha mais eficiente.
Obviamente a maior parte dos resultados de sua busca não são links patrocinados. Em sua missão de organizar as informações e torná-las acessíveis e úteis, o Google que entregar valor a seu usuário. Experimente agora fazer uma busca por um assunto qualquer. O nome de uma figura pública ou de um político. Observe que os resultados relacionados a notícias mais recentes estarão nos primeiros lugares da busca orgânica. Esse é um dos critérios que o robô de busca que o Google utiliza, ou SEO, utiliza. Ele quer trazer fatos recentes.
Sendo assim, parece claro que temos que investir na produção regular de conteúdo para que o Google olhe seu site com bons olhos. A produção de conteúdo é a melhor forma do Google ranquear bem seu site.
Se você nos acompanhou até aqui deve ter observado que utilizamos uma estratégia de curto prazo para aparecer nos primeiros lugares: os links patrocinados. Mas utilizamos a produção de conteúdo como estratégia de médio prazo, proporcionando com o tempo, menor investimento no Google Ads e entregando maior valor ao meu potencial cliente.