Será que existe diferença entre as estratégias de marketing digital para as diferentes especialidades? Claro que sim. Por mais que atualmente o processo de marketing digital seja quase que sistematizado, as particularidades relacionadas a cada especialidade precisam ser respeitadas.
Porque o marketing digital pode funcionar bem na urologia?
A urologia, assim como algumas outras especialidades, apresenta uma característica interessante. O urologista é clínico e cirurgião ao mesmo tempo. Isso mesmo. Enquanto algumas especialidades como a cirurgia geral ou do aparelho digestivo dependem do encaminhamento de um outro especialista, a urologia é menos sensível a isso. Ou seja, o urologista gera seu próprio cliente.
Pensando dessa forma e trazendo esse conceito para o marketing de conteúdo ou inbound marketing, podemos aplicá-lo ao processo conhecido como funil de vendas. O funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato até a “venda” de um produto ou serviço.
No topo do funil, está a fase da descoberta. No meio, o reconhecimento do problema e no fundo a decisão. Mais um ponto para a urologia. Um grande público se familiariza com os problemas que a urologia trata. A fimose na primeira infância, a varicocele mais adiante, os problemas sexuais, a próstata logo depois e uma enormidade de situações que geram a necessidade do homem em procurar informações na internet. Tudo isso sem levarmos em consideração as campanhas de prevenção como o novembro azul que se aproxima.
E aí que entra você. O urologista moderno não é aquele que pratica somente a cirurgia robótica da próstata, mas também aquele que tem um time produzindo conteúdo de qualidade, adequado as ferramentas de busca na internet e que que, dessa forma, tem a entrada de seu funil maior que a da maioria. Ele constrói autoridade, se relaciona com seu potencial cliente e nutre seus leads com informações relevantes, atraindo-os para perto de si e convertendo-os realmente em seus pacientes.