Como atrair clientes para sua clínica com as redes sociais
EMD Desenvolvimento

EMD Desenvolvimento

Como atrair clientes para sua clínica com as redes sociais

Quer aumentar o número de clientes em sua clínica? Esse é um desejo genuíno de todos os profissionais que possuem seu espaço. Porém, junto a essa vontade de crescer, surgem várias dúvidas de como fazer isso, se o melhor é fazer divulgação boca a boca, se é por indicação de seus próprios pacientes habituais, ou se é preciso investir em outdoors pela cidade.

Felizmente, existe uma maneira mais simples e eficaz, trazendo muito mais resultados e aumentando a procura dos serviços de saúde em sua clínica de forma orgânica, que é o marketing digital através das redes sociais com técnicas permitidas pelo Conselho Federal de Medicina.

E como é feito?

O Marketing Médico nas redes sociais pode ser feito com técnicas SEO e em diversos formatos de publicação dependendo da rede social escolhida.

Essa prática resulta em diversos benefícios:

  1. Prospecção de pacientes ativos
  2. Fidelização de pacientes
  3. Relacionamento duradouro com os pacientes
  4. Aumento da procura por seus serviços
  5. Aumento da lucratividade

É a resposta que você buscava para te ajudar nessa missão. Aqui vão algumas dicas de como utilizar as redes sociais para divulgar sua clínica e atrair mais pacientes.

Porque investir no Marketing com as redes sociais?

Pesquisas recentes constataram que 92% dos usuários habituais da internet buscam assuntos relacionados à saúde, doenças, sintomas e tratamentos. Ou seja, a presença do médico no mundo digital é muito importante. É preciso estar engajado nesse meio a fim de proporcionar conteúdos confiáveis e ricos para as pessoas, pois toda informação transmitida afeta diretamente o leitor.

As redes sociais são as principais ferramentas de interação entre as pessoas, e elas  são utilizadas por mais de 85% de pessoas no mundo inteiro, e no Brasil, a quantidade de usuários dessas redes chegam até 62%. Logo, não é difícil entender que na maior parte do tempo, as pessoas estão online.

Quais são as melhores redes sociais para o marketing?

Facebook

O Facebook é a principal rede utilizada pelos brasileiros e é pioneiro no marketing digital. É possível utilizá-lo para atrair novos pacientes para sua clínica e conta com diversas aplicações:

  • Feed de notícias

O feed de notícias é ideal para postar fotos, vídeos e textos de qualquer tamanho, promovendo conteúdos de topo de funil bastante informativos e com muitos conhecimentos para os seus seguidores.

  • Enquetes

Enquetes são ótimas para engajar o seu público e conhecer as maiores necessidades dos seus pacientes através de perguntas, assim ficará mais fácil de saber o que os seus pacientes mais procuram em um serviço médico ou o que eles esperam de uma clínica, por exemplo.

  • Story

Assim como no Instagram, o Story no Facebook é ideal para publicar fotos, vídeos rápidos e textos mais curtos.

  • Páginas

No caso de uma clínica, o ideal é ter uma página. É uma opção muito mais profissional, e tem a possibilidade de automatizar mensagens para cada usuário  que entrar na página da sua clínica ou consultório. Além de poder publicar fotos, vídeos e posts, aumentando a possibilidade de ranqueamento no Google  e conversão, ou seja, expandir sua clínica consideravelmente e prospectar novos pacientes.

Instagram

A presença dos brasileiros nessa rede social é uma das maiores do mundo, marca 50 milhões de usuários no país e está em segundo lugar no ranking do Instagram.

É um aplicativo versátil e há muito tempo deixou de ser utilizado somente para postar fotos do dia a dia, de comida e animais domésticos. O Instagram passou a fazer parte do mundo dos negócios, e conta com várias possibilidades.

  • Insta stories

Feito para postar fotos, vídeos e textos que duram até 24 horas, perfeito para fazer uma divulgação que chame a atenção dos usuários e aumentar a reputação online.

  • Publipost

O publipost no Instagram é o feed, são fotos que acompanham textos, ideal para fazer o cartão de visita da sua clínica e publicar textos com marketing para topo de funil.

  • IGVT

IGVT foi desenvolvido para postar videos em formato de TV, feito para transformar no seu canal com vídeos de até 10 minutos.

  • Direct

São mensagens pessoais, imagine cada pessoa que começar a seguir o perfil da sua clínica receber uma mensagem personalizada, com o nome dela e explicando todos os serviços e o telefone para contato? Isso é ótimo e aumenta muito as chances de conversão, porém,  exige  muito tempo e  trabalho. Mas existem maneiras de fazer tudo isso com agências de marketing digital, e se você possui uma clínica, o ideal é contratar agências de marketing digital  médico, que fazem tudo de forma orgânica e precisa para o seu foco. 

Whatsapp

O WhatsApp também  possui uma opção para usuários profissionais, é uma forma de se aproximar ainda mais dos pacientes e bem prática na utilização. É possível ter um link que direciona o usuário para dentro do whatsapp e já no contato da sua clínica, por esse meio,  e ele já recebe uma mensagem automática de boas-vindas e pode ter informações mais precisas sobre horário de funcionamento. É um meio de melhorar muito o atendimento da sua clínica e melhorar o relacionamento com o paciente.

Twitter

O Twitter é  ideal para fazer publicações espetaculares em até 140 caracteres, e através do uso da @ e da # muitos usuários da rede poderão visualizar o seu conteúdo e seguir o perfil da sua clínica. 

Mantenha a interação nas redes sociais

Interagir com os usuários que chegam ao seus perfis nas redes sociais é muito importante, não basta somente encher de conteúdos, é preciso responder os comentários, mandar mensagens pessoais e sempre manter uma boa interação com os seguidores.

Mas, você não precisa fazer tudo sozinho, existem empresas especializadas em marketing médico que desenvolvem todos os mecanismos nas redes sociais e também em sites e blogs, de maneira profissional e com técnicas apropriadas para cada segmento e cada rede social, aumentando consideravelmente o número de pessoas em sua clínica.

Saiba Mais!

Para saber mais sobre o Marketing nas redes sociais para médicos e se aprofundar no assunto, preparamos mais um post para você ler e esclarecer melhor as suas dúvidas.

Esperamos te ajudar no consultório!

Abraços!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
 


Postagens Recentes