No início de julho, fizemos aqui no Blog, uma comparação entre os números do Facebook e do Instagram. De lá pra cá, para ser mais exato no final de julho, o Facebook divulgou os resultados referentes ao 2º trimestre de 2018 e viu suas ações caírem 19% na Nasdaq. Mas o que você tem com isso?
Uma das formas de medir o desempenho de uma mídia social é pelo número de usuários e/ou de acessos. Na realidade a medida mais correta é o número de usuários ativos mensalmente, ou seja, aqueles que navegaram pelo menos uma vez naquele mês ou, melhor ainda, o número de usuários ativos diários, aqueles que usam o serviço diariamente. Da última vez que o Facebook divulgou esses números, ao final do 1º trimestre de 2018, eram 1,45 bilhão de usuários diários. Todo o mercado esperava um aumento para 1,49 bilhão e o número divulgado foi 1,47 bilhão, ou seja, 20 milhões de pessoas a menos.
Pior que isso foi a declaração do Diretor Financeiro da empresa, de que a expectativa para o segundo semestre do ano é de maior desaceleração. O Facebook estaria seguindo os passos do Orkut? Lembram dele? Foi muito popular no Brasil, onde teve mais de 30 milhões de usuários, antes de perder popularidade e ser extinta em 2014.
Longe disso. Esses números ainda representam um crescimento de 11% no número de usuários diários em relação ao mesmo período de 2017. O Facebook continua sendo praticamente três vezes maior que o Instagram, segundo colocado nesse ranking. Mais de 130 milhões de brasileiros são ativos mensalmente e o custo das campanhas pode ser considerado baixo se comparadas com outros países.
Uma das primeiras reações a empresa após os resultados foi divulgar que criará uma ferramenta para ter acesso a dados financeiros de seus usuários. Sendo bem-sucedido, provavelmente as empresas e profissionais poderão anunciar para um público específico, definido pela renda.
Não devemos deixar de usar o Facebook. Seu alcance é ainda grande demais. Obviamente outras mídias sociais, como o Instagram, tornam-se obrigatórias para divulgação de seus serviços. Saiba como usar cada uma delas e faça as informações certas chegarem para as pessoas corretas.